Press Enter and then Control plus Dot for Audio Boris Johnson é eleito primeiro-ministro britânico com ampla maioria de Conservadores no Parlamento - SEGUE BRASIL NEWS

O portal da família brasileira

Curta-nos no Facebook

test

domingo, 15 de dezembro de 2019

Boris Johnson é eleito primeiro-ministro britânico com ampla maioria de Conservadores no Parlamento

Resultado foi o melhor para o Partido Conservador desde eleições de Margaret Thatcher nos anos 1980 e o pior para os Trabalhistas desde a década de 1930. Johnson deve ter facilidade para aprovar projeto e cumprir promessa de entregar Brexit em 31 de janeiro.





Apesar da tensão dos últimos dias, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conseguiu uma vitória maiúscula nas eleições, com o Partido Conservador garantindo seu melhor resultado desde 1987, na era Margaret Thatcher.
Os conservadores conseguiram 364 das 650 cadeiras no novo Parlamento, o que representa uma maioria de 78 na Câmara dos Comuns. O resultado foi ainda melhor do que indicavam as pesquisas antes do pleito, e a tendência agora é de um caminho “tranquilo” para que o Brexit finalmente aconteça.
Nas comemorações da vitória no centro de Londres, Johnson disse que o país deixará a União Europeia em 31 de janeiro.
Esta eleição foi antecipada – deveria ocorrer apenas em 2022 – para encerrar o longo impasse que toma conta do Parlamento para aprovar o acordo do Brexit. Agora, diferente do que aconteceu no governo anterior de Theresa May, Johnson tem força para levar seu plano adiante.
“[a vitória] Nos dá agora, neste novo governo, a chance de respeitar a vontade democrática do povo britânico, de mudar este país para melhor e de liberar o potencial de todo o povo deste país”, afirmou Johnson.
O líder trabalhista, Jeremy Corbyn, declarou, ainda antes do resultado final, que “esta foi uma noite muito decepcionante”. “Mas quero dizer que, na campanha eleitoral, apresentamos um programa de esperança, de unidade e um programa que ajudaria a corrigir os erros, as injustiças e as desigualdades existentes neste país”, acrescentou em discurso.
Corbyn salientou que a questão do Brexit transformou-se em um debate dividido e polarizado, tendo substituído o debate político normal. “Reconheço que isso contribuiu para os resultados que o Partido Trabalhista registrou esta noite em todo o país”, completou ele, que ainda avisou que não será o líder do partido nas próximas eleições.

Canal R7 de notícias.

A festa ficou contudo marcada pelos protestos em Londres contra o resultado das Legislativas antecipadas de quinta-feira. Milhares de manifestantes, de Edimburgo a Londres, apelaram à desobediência ao governo Conservador e contra a liderança de Boris Johnson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário